Quem sou eu

Minha foto
A Igreja São Francisco de Assis e Santa Clara pertence à Paróquia Santa Luzia de Votuporanga, está situada à Rua Cardoso s/nº no Bairro Parque das Brisas/CECAP II (perto do Clube dos 40) e tem como pároco o Pe. Silvio Roberto. “Ponha a mente no espelho da eternidade. Coloque a alma no esplendor da Glória. Ponha o coração na figura da Substância Divina e transforme-se inteira pela contemplação na Imagem da Divindade.” “Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas Igrejas, que estão no mundo inteiro e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!”.

domingo, 13 de março de 2011

22 de Fevereiro - Cátedra de São Pedro



A Cátedra de Pedro ou Cadeira de São Pedro (Cathedra Petri em latim) é uma relíquia católica, conservada na Basílica de São Pedro em Roma, dentro de um compartimento de bronze projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653, que possuí a forma de uma cadeira. Os católicos celebram a Cátedra de Pedro nos dias 18 de janeiro e 22 de fevereiro. A cadeira de um bispo é uma cathedra, o cathedra na Basílica de São Pedro foi outrora utilizada pelos papas. Alguns historiadores afirmam que a cadeira foi utilizado pelo próprio São Pedro, outros porém, afirmam que na realidade ela foi um presente de Carlos II de França ao Papa Adriano II em 875. Esta cadeira de madeira encontra-se lacrada em um compartimento de bronze de Gian Lorenzo Bernini, pois na Idade Média foram construídos diversos relicários com a intenção de proteger as respectivas relíquias. Os relicário possuí um painel com estofos padrão com um baixo-relevo de Cristo dando as chaves do céu a Pedro. Diversos anjos estão em torno do painel, em baixo há uma assento almofadado de bronze vazio: a relíquia está dentro. Assim como O Êxtase de Santa Teresa, o relicário de Bernini é uma fusão da arte Barroco, escultura e arquitetura ricamente policromada, manipulando efeitos de luz.
Na Bíblia em Mateus 16:18-19, Jesus fala para Pedro: "Tu es Petrus et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam et portae inferi non praevalebunt adversum eam. et tibi dabo claves regni cælorum et quodcumque ligaveris super terram erit ligatum in cælis et quodcumque solveris super terram erit solutum in cælis." ("Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus"), esta frase está inscrita na cúpula em cima do relicário, sendo ambos vistos como símbolos da autoridade do Papa.
Festa litúrgica
Documentos dos primeiros tempos indicam que duas festas litúrgicas eram celebradas em Roma, séculos antes de Carlos II, em honra a antigas cadeiras associadas a São Pedro, uma delas era mantida na capela batismal da Basílica de São Pedro, outra nas catacumbas de Priscila. As datas destas celebrações eram 18 de Janeiro e 22 de Fevereiro. Nenhuma cadeira é atualmente relacionada a estas antigas cadeiras. As festas, então, foram associadas a um conceito mais abstrato sobre a "Cátedra de São Pedro", que significa o posto episcopal do Papa como Bispo de Roma, tarefa considerada ter sido atribuída primeiro a São Pedro, depois estendida à diocese, a Sé de Roma. Embora ambas festas eram associadas à presença de São Pedro em Roma, no século IX o Martyrologium Hieronymianum associou 18 de Janeiro a sua presença em Roma, e 22 de Fevereiro a Antioquia.
As duas festas foram incluídas no Calendário Tridentino, conforme definido pelo Papa Clemente VIII em 1604. No ano de 1960, Papa João XXIII removeu do calendário romano oito dias de festas que eram uma segunda festa do mesmo santo ou mistério, uma delas o dia 18 de Janeiro. Este calendário foi incorporado ao Missal Romano em 1962. Tradicionalistas católicos que não aceitam as mudanças feitas pelo Papa João XXIII continuam celebrando as duas festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário