Quem sou eu

Minha foto
A Igreja São Francisco de Assis e Santa Clara pertence à Paróquia Santa Luzia de Votuporanga, está situada à Rua Cardoso s/nº no Bairro Parque das Brisas/CECAP II (perto do Clube dos 40) e tem como pároco o Pe. Silvio Roberto. “Ponha a mente no espelho da eternidade. Coloque a alma no esplendor da Glória. Ponha o coração na figura da Substância Divina e transforme-se inteira pela contemplação na Imagem da Divindade.” “Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas Igrejas, que estão no mundo inteiro e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!”.

sábado, 19 de março de 2011


Explicação do Cartaz:-
Ele possui dois planos: ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degredando o ambiente, deixando o céu plúmbeo (cor de chumbo) intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do Homem.
Em contraste, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas criando um micro ecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante do cenário áspero, que se refere ao lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).
Apesar de todo sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus “gritos de dor” – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.
De acordo com estudos científicos, do ano 1750 a 2006 a temperatura do planeta terra aumentou 0,7 graus. O mesmo estudo aponta que se nada for feito para diminuir a degradação do meio ambiente, de 2006 a 2050 a temperatura terrestre aumentará mais 4,5 graus, o que causará muitos danos aos seres humanos que habitam a Terra.

O que fazer?
É muito comum a gente ouvir, principalmente de pessoas mais velhas, que os tempos estão mudados, que as chuvas, o frio e o calor não são como antigamente. As pessoas dizem que o clima está diferente, e está mesmo, todo mundo percebe isso.
Quanto sofrimento isso tem causado: Mortes, desabrigados por causa das chuvas e as pessoas que tiveram que migrar por causa da seca, aqueles que perderam tudo.
Diante desta situação precisamos pensar em 2 coisas:
– a solidariedade para com as vítimas,
– a nossa Contribuição para diminuir as tragédias.
Deus quer que vivamos como irmãos e exige de nós a solidariedade com os sofredores. A caridade é a palavra de ordem do cristão que deve em tudo viver o mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” o nosso amor deve se tornar gesto concreto.
Atitudes simples podem contribuir para melhorar a situação:
1- A questão do lixo:- Quanto mais evitarmos produzir lixo, menos entulhos colocaremos nas ruas, evitando entupir bueiros e tubulações, assim como a proliferação de doenças.
Com esta atitude diminuiremos a emissão de gases poluentes na atmosfera que agrava o aquecimento global.
É importante lembrar que quanto menos coisas supérfluos consumirmos, levando uma vida sóbria menos consumista, menos lixo produziremos e também diminuiremos a exploração da matéria prima, desmatamento e poluição causada pela industria e pelo transporte de produtos.
2- Conversar sobre estes problemas para que outras pessoas também tomem consciência de sua responsabilidade com a preservação do meio ambiente.
Esta não é a primeira vez que a Campanha da Fraternidade aborda o “Meio Ambiente”. Em 1979 o tema foi “Preserve o que é de todos”, em 2004 – “Fraternidade e Água – Água, fonte de Vida” e em 2007, “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”

-É importante a nossa conscientização e participação para a construção de um mundo melhor!

Muitas atitudes podemos tomar e num gesto concreto mostremos que estamos sensibilizados com o Futuro do nosso Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário