Quem sou eu

Minha foto
A Igreja São Francisco de Assis e Santa Clara pertence à Paróquia Santa Luzia de Votuporanga, está situada à Rua Cardoso s/nº no Bairro Parque das Brisas/CECAP II (perto do Clube dos 40) e tem como pároco o Pe. Silvio Roberto. “Ponha a mente no espelho da eternidade. Coloque a alma no esplendor da Glória. Ponha o coração na figura da Substância Divina e transforme-se inteira pela contemplação na Imagem da Divindade.” “Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas Igrejas, que estão no mundo inteiro e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!”.

domingo, 26 de dezembro de 2010

O Dia de Finados e Crendices populares sobre a Morte




O Dia de Finados é comemorado pela Igreja Católica no dia 02 de novembro, logo após o Dia de Todos os Santos.

Os falecidos eram lembrados desde o século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que haviam morrido. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por aqueles que ninguém rezava ou lembrava, os falecidos. Em 998, o abade de Cluny, Santo Odilon pedia aos monges que orassem pelos mortos.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia passou a ser comemorado em dois de novembro, devido o dia primeiro do mesmo mês ser a festa de Todos os Santos. O dia de Finados é comemorado com missas e festividades em homenagem aos mortos, onde são lembrados pela família.

No México o dia dos mortos é celebrado com uma festa bem característica da cultura, atraindo muitos turistas.

Crendices populares sobre a Morte

Quando morre uma pessoa, todas as portas devem ser abertas para a alma sair. Fecham-se porém os fundos da casa. A alma deve sair pela frente.

• Não se deve chorar a morte de um anjinho, pois as lágrimas molharão as suas asas e ele não alcançará o céu.

• Quando a pessoa tem um tremor, é porque a morte passou por perto dela. Deve-se bater na pessoa que está próxima e dizer: Sai morte, que estou bem forte.

• Acender os cigarros de três pessoas com o mesmo fósforo provoca a morte da terceira pessoa. Outra versão: morrerá a mais jovem das três.

• Quando várias pessoas estão conversando e param repentinamente significa que algum padre morreu.

• Quem come a última bolacha do pacote morre solteiro.

• Não se deve trazer terra do cemitério quando se volta de um enterro, pois ela traz a morte para a casa.

• Quando passa um enterro, não se deve atravessar o acompanhamento, pois isso traz a morte. Bom é acompanhar o enterro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário