Quem sou eu

Minha foto
A Igreja São Francisco de Assis e Santa Clara pertence à Paróquia Santa Luzia de Votuporanga, está situada à Rua Cardoso s/nº no Bairro Parque das Brisas/CECAP II (perto do Clube dos 40) e tem como pároco o Pe. Silvio Roberto. “Ponha a mente no espelho da eternidade. Coloque a alma no esplendor da Glória. Ponha o coração na figura da Substância Divina e transforme-se inteira pela contemplação na Imagem da Divindade.” “Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas Igrejas, que estão no mundo inteiro e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!”.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

São Nicolau: o verdadeiro Papai Noel da História


São Nicolau: O verdadeiro Papai Noel da história
Sua encarnação e nascimento são o maior ato de caridade do próprio Deus conosco.
Impossível viver o Natal sem praticar a caridade. Ela amortece o impacto do consumismo exacerbado provocado pelo ‘‘Papai Noel’’ marqueteiro. Aliás, o primeiro e verdadeiro ‘‘Papai Noel’’ foi São Nicolau. Ele inspirou os costumes natalinos. O carisma da caridade o levava a dar presentes de modo escondido, em especial às crianças. Vários países ainda fazem isso no seu dia, 06 de dezembro. Nicolau nasceu por volta de 275 dC em Lícia, e morreu em Mira, como bispo, por volta de 342. Uma e outra cidade ficam na Turquia atual.
Herdeiro de família rica distribuía sua fortuna aos pobres. Deixava o dinheiro nas portas deles à noite para não ser identificado. Muito dedicado em socorrer os necessitados, morreu com fama de santidade e milagres. Sobre sua vida há muitos relatos. Difícil é separar os fatos reais das lendas.
A caridade fez dele um dos santos mais populares dos primeiros séculos. Venerado como padroeiro das crianças, marinheiros, comerciantes e dos pobres. Ante a ameaça da invasão mulçumana seus restos mortais foram levados para Bari (sul da Itália) em 1087. Daí se difundiu seu culto pela Europa. A Rússia e a Grécia o têm como padroeiro. No norte da Europa muitas crianças são batizadas com seu nome. Já no século 16, no dia 6 de dezembro, as crianças esperavam os presentes de São Nicolau que descia pela chaminé. Os emigrantes alemães e holandeses levaram seu culto aos Estados Unidos.
Comemorava-se São Nicolau relacionado com o Natal. Ele foi o ‘‘Santa Claus’’, pronúncia derivada da palavra holandesa ‘‘Sinterklass’’. O comércio se apropriou da tradição dos presentes, mas o Santa Claus (Nicolau) continuou venerado.
Aos poucos os interesses comerciais foram desvirtuando a figura dele e criando a do ‘‘Papai Noel’’, exportado pelos Estados Unidos em 1930.
Este é um ícone do consumismo imposto à nossa cultura. Ícone não inspirado na verdade histórica, nos valores éticos e nem no bom senso. Aí, infelizmente, a febre do consumo, o afã materialista da festa com seus presentes ofendem a pobreza dos meninos de rua e as famílias penalizadas com o curto salário. O espetáculo midiático das compras acentua a discriminação social da fome e da marginalização. Saibamos preservar o que fez São Nicolau e não o que fez a sua caricatura, o Papai Noel. Ter gestos de caridade: na acolhida fraterna aos outros, no dom de si, na vivência da solidariedade, na atenção às crianças mais pobres e aos necessitados. Se o Natal é festa, é antes questão de fé!
(Extraído da Revista de Aparecida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário